Faça a sua pesquisa:

Pesquisa personalizada

Novo Endereço:


Olá pessoal tudo bem com vocês? Já faz algum tempo que o endereço do blog Cantinho alternativo mudou. Mas estou percebendo que muitos leitores estão vindo para cá.

Então para não perder as novas postagens acesse http://www.cantinhoalternativo.com.br/.
Observem que no novo endereço tem a palavra blog na frente.


Espero você no novo endereço do blog Cantinho Alternativo. Obrigada pela compreensão e carinho.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27

sábado, 28 de maio de 2011

Projeto Meio Ambiente


PROJETO NATUREZA

I – JUSTIFICATIVA:

Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para
o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM,
Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005. Contando com esta “alegria de viver” que se faz  constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses da turma do Jardim II, que escolheram o tema também como nome para o Grupo. A Natureza nos proporciona diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros. Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente, tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.

II – OBJETIVOS GERAIS:

◦Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.

◦Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que
diz respeito à natureza e sua preservação.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Desenvolver progressivamente a autonomia da criança;
•Criar situações específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento
cooperativo;

•Encorajar as crianças a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;

•Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as mesmas;

•Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e
da formulação de hipóteses;

•Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações
diretas de contato;

IV - CONTEÚDOS:
1. CONCEITUAIS:

•Saber sobre a necessidade de se preservar a natureza;

•Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza
•Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas;

•Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades;

•Conhecer as causas da poluição e degradação da natureza;

•Identificar os cuidados que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais

2. PROCEDIMENTAIS:

•Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
•Realizar experiências com pequenos insetos e plantas;

•Observar as conseqüências dos maus tratos ao meio ambiente;

•Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

•Visitar uma estação de captação e tratamento de água.

•Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.

•Criar uma horta suspensa;

•Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. ATITUDINAIS

•Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.

•Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.

•Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.

•Valorizar a natureza, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

•Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive.

•Aprender qual a maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um
delicioso chá.

VI - ETAPAS PREVISTAS VISANDO

ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:

Linguagem oral e escrita

•Leitura de textos, histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;

•Produção coletiva de pequenos textos;

•Escrita espontânea;

•Atividades com alfabeto móvel;

•Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água;
•Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;

Linguagem Visual

•Desenho livre e de observação;

•Recorte e colagem;

•Dobraduras;

•Modelagem com areia e argila;

•Técnicas de pintura;

•Mini maquetes;

•Jogo da memória;

Linguagem Musical
•Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema;

•Ginástica historiada ;

•Coleção Calendário

Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;

Pensamento Lógico - matemático

•Seqüência de idéias;

•Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)

•Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade

•Observação do ciclo da água;

•Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;

•Experiência do pé de feijão e do alpiste;

•Terrário e formigueiro portátil;
•Horta suspensa;

•Vídeos que abordam o tema.
•Pesquisa de gravuras que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não
preservado;

VII - AVALIAÇÃO

Constante durante todo o período de realização do projeto.
•Observação dos alunos durante todas as experiências;

•Interesse e participação na confecção de todas as atividades;

•Através de relato oral ou escrito;

•Perceber através das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e

o resultado das produções;

•Verificar se houve um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor
e cuidado com a Natureza.


VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO

O Projeto foi desenvolvido durante os meses de agosto, setembro e outubro. Por ter sido um tema muito abrangente, pudemos neste período realizar diversas atividades conjuntas não deixando passar despercebidas datas e temas comemorativas comuns a estes meses.

IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FONSECA, Lucia Lima da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos – Porto Alegre. Mediação 199.

REDIN, Euclides – O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.

MACHADO, M. M. – O  Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo. Loyola 1999.

KISHIMOTO, Tizuko M. – O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.


Esse projeto recebi da Prof. Angélica

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:9




4 comentários :

Flavinha disse...

Oi Greice!
Seu Blog é nota 10!
Tem um selinho para você lá no meu Blog http://fliver5.blogspot.com.
Abraços.

Neide disse...

Amo esse blog obr pela idéia do jogo da memória bjjjsss!!!

Anônimo disse...

amei o projeto,fiquei muito feliz com a mensagem de Deus, continue sempre assim e Deus te fará muito feliz realizando teus sonhos, te desejo sucesso em todos os teus projetos. parabéns!
ass: Priscila (Água Preta-PE)

Prof.Cida disse...

Amei conhecer o seu blog, atividades interessantíssimas, parabéns! Venha conhecer os meus também...
http://dialogoeducacao.blogspot.com
http://profcidadialogoeducacao.blogspot.com
Shalom!!

Seguidores

Versículo do dia: