Faça a sua pesquisa:

Pesquisa personalizada

Novo Endereço:


Olá pessoal tudo bem com vocês? Já faz algum tempo que o endereço do blog Cantinho alternativo mudou. Mas estou percebendo que muitos leitores estão vindo para cá.

Então para não perder as novas postagens acesse http://www.cantinhoalternativo.com.br/.
Observem que no novo endereço tem a palavra blog na frente.


Espero você no novo endereço do blog Cantinho Alternativo. Obrigada pela compreensão e carinho.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Volta às Aulas



Comece o ano promovendo a socialização da garotada e valorizando a identidade de cada um.

Image Hosted by ImageShack.us

Galeria da Criançada

Materiais:
Canetinhas coloridas; cartolina ou folhas de papel kraft; cola branca; fita adesiva colorida; foto 3x4 de cada criança; folhas de papel sulfite tamanho A4 coloridas; tesoura com ponta arredondada.

Colocando em Prática

Promova uma roda de conversa, a fim de cultivar a afetividade e a integração. Após ter se apresentado fale da importância de frequentar a escola e de fazer novos amigos ou reeencontrá-los. Com o objetivo de promover a integração, inicie uma dinâmica, propondo que os alunos observem se reconhecem, no grupo, algum amiguinho de outros espaços, como lugares públicos da vizinhança. Questione-os se há algum parente na sala. Deixe-os á vontade para se relacionarem e se expressarem. Faça um crachá de identificação para cada aluno. cole cada foto no centro de um quarto de folha de papel sulfite, e escrteva abaixo o nome inicial da criança, em letra bastão deixando um espaço de 4 cm na base. Confeccione também um cartaz de pregas dobrando a folha de papel kraft em sanfona e deixando cada dobra com 4 cm de profundidade.
Divida o crataz em dois com a fita adesiva colorida e adapte o tamanho de acordo com a quantidade de alumos.
Enquanto finaliza o cartaz escrevendo o nome das crianças em ordem alfabética, peça que todos fiquem bem quietinhos, e, com os olhos fechados, percebam e tentem identificar os diferentes sons ao redor. Depois, coloque uma música para tocar e solicite que, da mesma forma persebam quais instrumentos estão presentes na melodia.
Feito esse exercício, distribua os crachás e oriente os alunos a encaixá-los nos espaço correspondente do cartaz, cadana sua vez ao ouvirem seus nomes.
Trabalhar com o nome da criança traduz um efeito emocional incomensurável, pois o difere, assim como sua escrita de um nome comum. Trata-se da identidade de uma pessoa que se transformará- uma assinatura que identifica um sujeito. Quando a criança começa a escrever seu nome, inicia-se a compreensão da função social e acontece a motivação, que contribui com o processo de alfabetização.

Fonte: Revista Projetos Escolares de Ed. Infantil Ano 4 N. 44.

7 comentários :

Ivanise Meyer disse...

Oi, Greice!
Parabéns pela postagem do início das aulas!!!
Beijinhos,
Ivanise :)

Rose Miguel disse...

estou compartilhando com vc um novo selinho q recebi, passe lá no meu blog pra retirá-lo.bj

Pescar Idéias disse...

Oi, Greice! Tem presentinho para você no meu blog. Passa lá para pegar. Beijos, Tânia

Karla Brasil disse...

Oieeeeeee adorei a postagem, ótima mesmo! fica com Deus no coração

Menibrac lagoinha disse...

Presenpra vc no meu blog: Profº paulo

Prof. Kelly disse...

Olá!!! Deixei um selinho para vc no meu blog!!! bjo

Lidiane disse...

sua iniciativa, suas idéias são muito valiosas!!!Parabéns, bjs

Seguidores

Versículo do dia: